Escritório organizado: Melhore sua produtividade ao deixar tudo no lugar

Escritório Organizado.
Em época de pandemia, muitas foram as empresas que resolveram migrar muitos de seus funcionários para o sistema de home office. E, mesmo diante da flexibilização, a tendência é que muitas pessoas se mantenham nesse estilo de trabalho.

Fora isso, também devido a pandemia, muitas pessoas tiveram que procurar novas formas de ganhar dinheiro. Em razão disso, muitos também começaram a empreender online. Em ambas as situações, ter um escritório organizado faz a diferença.

E essa é uma necessidade que cada vez mais as pessoas estão se dando conta do quanto é necessário. Mas você sabia que o fato de ter o escritório organizado, é capaz de lhe ajudar em diversas outras questões?

Ainda que muitas pessoas não saibam, o fato é que o escritório organizado pode lhe auxiliar bastante no momento de realizar os seus trabalhos. Por isso, no artigo de hoje iremos falar sobre os 5 motivos para deixar o seu escritório bem organizado.

Gostou? Então confera a seguir.


Por que deixar seu escritório organizado?

Manter o escritório organizado é uma questão que vai além do que apenas manter as coisas no seu devido lugar. Na verdade, para quem trabalha de casa, manter o home office organizado e arrumado é até uma questão funcional, haja vista que isso vai refletir no seu desempenho.

É claro que também há o lado estético envolvido, mas há diversas outras razões para que você procure deixar a organização no escritório.

Abaixo, iremos falar alguns dos motivos. Confira!


1. Mantém o profissionalismo

Uma das razões para procurar deixar tudo organizado é porque, dessa forma, o seu ambiente vai transpassar um visual muito mais profissional. Como você espera fechar contratos com uma mesa toda desorganizada, com pilhas de papel ou resto de comida, por exemplo?

Outra situação que também agrega mais profissionalismo é quando você tem alguma videoconferência para fazer. Ainda que você pense o contrário, a verdade é que o ambiente em que você está inserido, e que a câmera tem visão, faz muita diferença.

Então, se o seu intuito é de impressionar os seus superiores ou clientes, com certeza não vai conseguir fazer isso com um local de trabalho desorganizado. Por isso, deixar o escritório ordenado é uma forma de transmitir aos seus colegas e superiores uma imagem positiva do seu estilo.

Ou seja, é uma forma de mostrar que você se comporta de maneira profissional, que leva isso a sério. Pense como se fosse um dos seus colegas de trabalho olhando para o seu local de trabalho. O que ela diz sobre você?


2. Melhora sua eficiência

Outro motivo para manter o escritório ajeitado e arrumado é pelo fato de que isso vai fazer com que você se torne mais produtivo, melhorando a sua eficiência. E essa é uma questão bem prática de se entender. Imagine ter que perder alguns minutos para encontrar algo que precisa de imediato.

Fora isso, o excesso de desordem faz com que a sua mente se torne desfocada e se distraia com facilidade, uma vez que está a todo custo entender a desorganização. Isso quer dizer que manter a sua mesa limpa é uma das formas de se manter focado nas tarefas.

Além do mais, você também vai ter um espaço para fazer as coisas das quais precisa, ao invés de ter que empurrar toda a bagunça para um lado e adicionar ainda mais coisa à pilha. Não tem como se manter concentrado em algo quando a sua mesa está toda desarrumada.

Do mesmo modo, é a partir do momento que o seu escritório fica organizado que você consegue encontrar as coisas das quais precisa com mais facilidade e rapidez. Por consequência, trabalha melhor e a sua produtividade aumenta.


3. Mais espaço para trabalhar

Há algumas tarefas da qual você precisa lidar com diversos itens, como telefone, relatórios, livros, calendários, estudos, gráficos e diversas outras coisas do tipo. Nesse caso, com certeza você vai precisar de mais espaço para realizar essas funções.

E por mais que estejamos em uma era digital, a grande parte do trabalho é feito por meio de suprimentos físicos. Nesse caso, você até pode pensar que a solução está em encontrar uma mesa que seja maior, mas essa não vai ser a melhor alternativa.

Mesmo porque, se você vai continuar sendo desorganizado, isso não vai resolver o problema, apenas vai dar mais espaço para que ele se alastre. Isso quer dizer que a melhor escolha é ter uma mesa funcional, que ofereça o espaço para que os itens possam ser espalhados, mas sem que crie bagunça.


4. Mantém informações confidenciais seguras

Supondo que você lida com informações que não podem ser vazadas, se torna uma obrigação que a sua mesa se mantenha sempre limpa. Dessa forma, evita colocar você ou a sua empresa em risco. Caso as coisas não tenham ordem, é fácil perder um dado sigiloso, por exemplo.

Além disso, outro problema de não ter escritório organizado é a facilidade em perder documentos. Inclusive, isso pode gerar consequências gravíssimas, o que inclui a sua demissão. A melhor forma de evitar essa situação é mantendo tudo organizado, com móveis planejados ou coisas do tipo.

Dessa forma, você tem a certeza de manter tudo onde deveria estar, além de também ficar mais fácil encontrar o que precisa em menos tempo. E, falando de segurança, mantenha cuidado em relação a quais informações mantém nos post-its. Não mantenha coisas sensíveis à vista.


5. Deixa seus suprimentos em um só lugar

Não há como negar que qualquer interrupção é capaz de atrapalhar o seu local de trabalho. Em virtude disso, caso esteja sempre se levantando para procurar por algo que precisa, vai se tornar mais difícil focar no que realmente precisa.

Nesse caso, uma boa dica para manter escritório organizado é investir em um armário planejado, o qual pode ser aéreo ou de chão, de acordo com a necessidade do seu ambiente.

Com diversos armários planejados em seu escritório ou home office você vai ganhar muito mais espaço e até ampliar o ambiente.

Fora isso, lixeiras de acrílicos e organizadores de gaveta são boas opções para armazenar tudo o que você precisar.

Então, para concluir, vamos recaptular os benefícios de um escritório organizado:

  • Mantém o profissionalismo;
  • Melhora sua eficiência;
  • Mais espaço para trabalhar;
  • Manter informações confidenciais seguras;
  • Deixa seus suprimentos em um só lugar;

E lembre-se, se você quer deixar seu escritório organizado com móveis planejados, procure por uma marcenaria profissional para fazer tudo sob medida.